Ola! Seja bem-vindo a nossa página!
Hoje falaremos sobre treinamento, uma ferramenta importantíssima na prevenção de acidentes.
Nós, prevencionistas, costumamos dizer que um bom treinamento deve ser suportado por três palavras mágicas: INFORMAR, INSPIRAR e INFLUENCIAR.
A Norma Regulamentadora número 1 (NR 1) da Portaria 3214/78, determina que todo trabalhador tem o direito de saber os perigos e os riscos a que estará exposto durante a realização de suas atividades, bem como, deve conhecer as regras básicas de segurança que deverá cumprir pra evitar possíveis acidentes.
Mas a nossa missão, como instrutores prevencionistas , não deve se restringir a cumprir a legislação. Devemos, sim, disseminar nosso conhecimento.
E estas três palavrinhas mágicas têm um poder grandioso, quando falamos de treinamento.
Treinar, não deve ser apenas ensinar o trabalhador sobre o que ele deve fazer. Deve ser, acima de tudo, educar o trabalhador.
E educar significa mostrar à ele o caminho certo e as opções que ele terá, para que possa escolher e aprender com seus erros e acertos.
Para isso temos que ter a habilidade de inspira-lo e influenciá-lo para que busque sempre os acertos e atinja seus objetivos de forma segura.
Uma pessoa com quem trabalhamos há tempos atrás dizia sempre: “Se você quer evitar acidentes deve, antes de tudo, treinar seu trabalhador nas atividades de risco. Ensiná-lo a fazer prevenção, capacitá-lo nos procedimentos operacionais, nas regras que deve seguir, a ter a percepção de risco. E, acima de tudo, apresentar a ele os benefícios que terá agindo dessa forma, tanto na manutenção da sua integridade física quanto no âmbito financeiro, social, profissional, etc.
É importante que o empresário tenha em mente que capacitar seus funcionários em saúde e segurança não é simplesmente uma despesa, mas sim um investimento!
Um investimento que dará retorno financeiro para a empresa.
E você, empresário irá perguntar: Como posso ter lucro, “gastando” com treinamento?
Um profissional bem treinado, além de prevenir acidentes que poderão causar lesões e/ou danos materiais, adquire habilidades novas, torna-se mais responsável e aprende a ter disciplina operacional. E isso o torna mais produtivo.
Além de produzir mais e melhor, trabalhadores bem capacitados se tornam, através da influência diária, multiplicadores de regras, de procedimentos e, consequentemente, de desempenho. Eles passam a ser exemplos, a ser bons exemplos, inspirando e contagiando os demais à sua volta. Criando, com esse comportamento, um clima organizacional extremamente favorável e produtivo para a empresa.
Todo empresário quer ter bons profissionais, que sejam extremamente produtivos.
E para ter esse tipo de profissional, deve pensar sempre em treinamento / capacitação.
O pensamento do bom empresário deve ser sempre:
“Eu quero um profissional bem capacitado, pois além de ser extremamente produtivo, ele irá fazer a diferença no desenvolvimento da minha empresa. Ele deve ser ” o cara” que irá informar, inspirar e influenciar as ações do demais, criando assim um círculo virtuoso, onde todos cuidam de todos .”
Que tipo de profissional você quer ter na sua empresa?
Abraços e até uma próxima.
Está precisando de uma palestra motivacional sobre segurança? Fale conosco.