No nosso primeiro artigo iremos abordar um tema que é a base para que possamos nos tornar mais preventivos e, conseqüentemente, termos ambientes mais seguros: Estamos falando da Cultura de Segurança ou Cultura Prevencionista.
A pergunta intrigante é: O que é Cultura de Segurança?
É um conjunto de valores, atitudes, percepções e competências individuais e grupais que determinam o compromisso e as boas práticas em segurança de uma organização.
Para se chegar a uma cultura de segurança é necessário reconhecer a natureza dos riscos das atividades da organização e ser determinado na busca de práticas cada vez mais seguras. É de suma importância a cooperação entre todos os trabalhadores, minimizando as diferenças hierárquicas.
O foco de todos deve estar na promoção da consciência coletiva, buscando o comprometimento de cada um com a segurança, em todos os niveis. Deve-se adotar a uma gestão efetiva dos recursos necessários, sejam monetários ou de pessoal, direcionados a melhoria da qualidade e da segurança.
Organizações que possuem uma forte cultura de segurança se destacam por:
Para se chegar a cultura de segurança deve-se trabalhar o comportamento das pessoas, a fim de que suas atitudes sejam sempre seguras.
Isso leva tempo, pois as pessoas precisam compeender que aquilo que estão praticando é bom para elas, para sua familia, para seus companheiros de trabalho, e para a organização.
Se fosse um caminho fácil, todas as instituiçoes teriam cultura de segurança. Porém poucas a possuem e se orgulham disso! E outras que a conseguiram, transformaram seu feito em négõcio e hoje revendem seus programas de suceeso.
O importante é definirmos onde estamos e onde queremos chegar. Ou seja, devemos fazer um diagnóstico da situação atual e traçar metas e objetivos factíveis. Em seguida, “arregaçar as mangas” e iniciar os trabalhos para alcançar os objetivos estabelecidos.
Abraços e até um próximo bate papo
Erivaldo Pereira
Precisa de palestras sobre comportamento seguro? Fale conosco!